Bruno Rico é DIRETOR, FILMMAKER E DOCUMENTARISTA. Graduado em Jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (USP), tem Mestrado em Ciências Políticas (PUC-SP) e curso profissionalizante em Cinema (NYFA-EUA).
No cinema, é diretor e produtor do longa-metragem FLUXOS (2022), sobre os contextos de situação de rua de São Paulo, selecionado para o DOCSP 2020, para o 8o Festival Guiões (PORT / 2021), vencedor do 15o Festival Cine del Mar (URU / 2022) e do 12o FICBA. Também dirigiu os curtas Jazsmetak (2020), Free Country (2016), Piece of a Quiet Dream (2015) e O Sequestro da Cultura Brasileira (2006).
Assina Fotografia nos longas Viva Renata! (Em desenvolvimento / Espaço Líquido), Era Uma Era (2024 / Kinoficina), Negro em Mim (2020 / Lente Viva), e em dois clipes do cantor Negro Leo. Assina montagem nos longas Flops: Agentes Nada Secretos (2020 / Lucas Rangel), Epidemia Prata: desmontagem (2022 / Cia Mungunzá) e no curta INCOMUNS (Isabela Umbuzeiro/2021).
Na área comercial, dirige, edita e roteiriza, tendo sido diretor fixo na LOFT (2022-2023), e dirigido campanhas e peças para diferentes empresas, como SCANIA, ESPN, CNN, Queensberry, Gerando Falcões, BrahmaABVCap, Petz, entre outras.
Enquanto filmmaker, realiza mini-docs e vídeo-reportagens para diferentes instituições e coletivos como Mundaréu da Luz, AB-SP, Inicativa Negra por Uma Política de Drogas, Cia Mungunzá e Centro É de Lei, além de ter atuado na campanha presidencial de Lula em 2022, na equipe de Ricardo Stuckert.
Fora dos sets, é professor de Direção de Fotografia para Documentários na Academia Internacional de Cinema, lecionou Dir. de Fotografia no curso de Multimeios da PUC-SP, foi arte-educador em oficinas no SESC, e na ONG É de Lei, que trabalha com populações vulneráveis do centro de São Paulo.
VIMEO: vimeo.com/brunorico